Páginas

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Manutenção de Aquário de Água Doce


No aquário tentamos recriar um ambiente perfeito no qual os animais aquáticos desfrutam na natureza, por isso é muito importante realizar intervenções no seu aquário, para que seu peixe viva em condições ideais ao invés de sobreviver. Se apenas completarmos a água que evapora do aquário, logo sua água estará muito saturada, ou seja, as fezes liberadas pelos peixes, resto de ração e resto de plantas em decomposição deixam a água de seu aquário carregada de substâncias que quando em excesso não consegue ser digerida pelas bactérias (nitrificantes e denitrificantes que ajudam transformando essas substâncias toxicas em nutrientes vegetais que servem de fertilizantes para plantas) aumentando assim os níveis de Amônia, Nitrito e Nitrato de seu aquário.


Que quando acumulados modem causar a morte de seu peixes, nem sempre a água de seu aquário precisa estar suja, embassada ou cheirando mal para que os peixes morram. Por isso é importante fazer testes de pH, Amônia e Nitrito no aquário.
Mas para que seu aquário mantenha sempre estabilizado recomendamos que faça os testes da água toda semana e realize Trocas Parciais de Água.
Com a TPA de forma e quantidade correta, boa filtragem (de preferencia com filtros tipo cannister, aonde se concegue acumular muito mais bactérias essenciais para o consumo dos detritos), alimentar os peixes com rações estudadas para maior eficiência, consegue-se manter a estabilidade do aquário. Dessa forma para se ter um aquário estável deve-se:

1- Testar semanalmente os níveis de pH, Amônia, Nitrito e Nitrato.


2- Realizar trocas parciais de água a cada 20 dias cerca de 25% da água de seu aquário (esse valor varia muito de aquário para aquário) mas para um aquário com os requisitos acima está suficiente. Lembramos que sempre que houver dúvidas, podem nos comunicar ou entrar em contato com o vendedor de sua confiança ou fóruns de aquarismo. Pode-se utilizar o sifão que auxilia muito na retirada dos detritos que ficam entre os cascalhos.
Sifão
A água nova que irá ser colocada no aquário pode-se utilizar água mineral (com o pH já corrigido) ou água da torneira com desclorificante (Aqua Safe, Dechlor ease). Após as trocas de água utilizar Cycle, Stress Zyme, Prodibio Bio Trace, Stop Ammo, Bio Digest para devolver as bactérias benificas retiradas na troca.



3- Sempre respeitar os limites de peixes máximos para o tamanho de seu aquário, um dos principais erros dos aquaristas é colocar muitos peixes assim super populando o aquário e matando seus pobres peixes. Pois os níveis de substâncias tóxicas sobe rapidamente.


Quando existe uma super população, especialmente de peixes canívoros como Oscar (Astronotus ocellatus) Pirarara (Phractocephalus hemioliopterus) Pirarucu (Arapaima gigas) Aruanã (Osteoglossum bicirrhosum) ou Kinguios (Carassius auratus auratus) e Carpas (Cyprinus carpio carpio) é um pouco mais complicado de manter essa estabilidade, pois estes animais comem muito e sujam muito o aquário, mas não é impossível. Para isso é necessário algumas técnicas:


a- alimentar os animais de forma correta, ou seja, não utilizar fígado de boi, coração entre outras víceras para alimentar seus peixes pois não é o que eles comem na natureza, isso é como se um homem comesse apenas Fast-Food todos os dias, o que iria acontecer?

Então devemos utilizar rações e outros suplementos desenvolvidos para peixes (também não utilizar ração de cachorro ou quaquer outro animal) de preferência marcas tradicionais no mercado que você encontra nas melhores lojas de aquarismo, exemplo: Tetra e Sera são as melhores importadas, já as nacionais temos Alcon, Carin, Poytara. Lembrando que as melhores rações nem sempre são as mais baratas, porém quando se compra uma ração de qualidade você economiza diminuindo as trocas de água, peixes ficam mais bonitos pois absorvem muito mais os nutrientes, assim diminuindo a aquantidade de ração utilizada, no fim das contas compensa gastar um pouco mais para se obter muito mais qualidade.
b- um sistema de filtragem muito maior do que o aquário realmente necessíta, produtos que são colocados dentro do filtro para melhorar a captação de detritos tóxicos e também não pode faltar as TPA's.
c- Produtos colocados na água para reduzir as trocas de água e diminuir os índices de Amônia e Nitrito. exemplo: Tetra Ease Balance, Sera Vitivec, Cycle, Stress Zyme, Prodibio Stop Ammo, Prodibio Bio Digest, Prodibio Bio Trace.


4- Trocar os elementos filtrantes que compoem o sistema de filtragem, tais como carvão ativado, lã acrílica, removedor de amônia, removedor de nitrito e removedor de silicato, que em cerca de 30 dias param de absorver e começam a devolver tudo o que eles retiraram da água. A validade desse produtos varia de acordo com sua qualidade mas na maioria dos casos 30 dias é ainda seguro. Alguns desses removedores é possivel reutilizar, sendo necessário um processo de purificação.
Lã acrílica e manta com carvão ativado

Carvão ativado
Importante: Nunca mexer no sistema de filtragem no mesmo dia que realizou TPA, pois as bactérias nitrificantes estão em menor quantidade e quando se troca os elementos de filtragem também gera uma queda na quantidade das bactérias. Se realizar essas atividades sem um prazo de pelo menos uma semana pode-se ocasionar um aumento das substâncias tóxicas pela queda nas bactérias.
Caso ocorra esse efeito deve-se utilizar Cycle, Stress Zyme, Prodibio Bio Trace, Stop Ammo, Bio Digest para tentar corrigir a falta de bacterias consumidoras de detritos.

Matéria postada por:

Thiago Cruz
Av. Dr. Armando Sales de Oliveira, 730 Taquaral - Campinas SP
CEP. 13076-015
Fone: +55 19 32910050 ou +55 19 19 32910051

Nenhum comentário:

Postar um comentário